22.5.13

d142

"Todos tenham especial cuidado… quando falarem, na consideração e edificação de suas palavras… em tudo procurando e desejando dar vantagem aos outros, estimando-os na sua alma todos, como se fossem os seus superiores, e, exteriormente, tendo-lhes respeito e reverência (Monumenta Inaciana, 601-602).

Portanto, não é suficiente "ouvir" o outro. É preciso "escutá-lo", acolhê-lo internamente na revelação das suas palavras. Inácio parece intuir que é impossível acolher Deus, se, primeiro, não somos capazes de acolher o outro. Só assim, através das conversas espirituais, será possível ajudar as pessoas a tirarem maior proveito e a fazerem maiores progressos na sua vida de relação com Deus, com os outros e com o mundo."

{P. Domingos Freitas sj | daqui}


*

Eu tenho muita dificuldade em escutar as pessoas quando estou irritada, magoada, ofendida e zangada com elas. Sempre fui assim e agora até estou melhor mas continua a ser algo muito difícil para mim.
Hoje não correu muito bem nem muito mal, a ferida ainda é grande e o estrago foi enorme mas valeu-me a enorme vontade e humildade do "outro". Eu sentia-me "seca" por dentro, cheia de medo de cair na mesma "armadilha" e depois apanhar outro grande safanão... Pode ser que com o tempo passe. Se por um lado este "outro" gosta de mim como poucos, em simultâneo é uma das pessoas mais "relacionalmente" desajeitadas que conheço.
Eu gosto da espontaneidade e da verdade, seja bonita ou feia, maravilhosa ou escabrosa, clara ou escura, cheirosa ou pestilenta! Não me dou muito bem em ambientes muito "beatos" e "enlatados" do tipo "vamos ajudar os pobrezinhos" ou "vamos ser solidários com os nossos amigos porque eles precisam de nós"... Eu só gostava que cada um fosse como é... e que estivesse tudo bem na mesma.

Sem comentários: