23.10.13

d296 - parte II

Porque hoje é dia de contemplação (e não de hibernação), aqui ficam mais umas palavras inspiradoras e desafiantes do P. Laurence:

«O Cristianismo de hoje embarcou num projecto radical de recuperação e actualização da dimensão contemplativa em todos os aspectos da vida (...).
Se não for contemplativa, a Igreja não conseguirá ser contemporânea. (...) O mundo necessita de pessoas contemplativas, de espírito corajosamente aberto, seja de que forma de fé for - Budistas, Hindus, Judeus ou Muçulmanos. Cada religião enfrenta o seu desafio particular de restabelecer contacto com o seu núcleo espiritual. O Cristianismo precisa de cristãos contemplativos, que partam da sua experiência deste centro para levarem a palavra de um evangelho unificador a um mundo ferido e vergado sob o peso da autodestruição. A missão é um elemento do discipulado cristão - dar um passo à frente e falar sobre a experiência da fé. Onde a fé for forte, a conversão não será o objectivo da missão. Esse será o trabalho do Espírito e não um projecto humano. Assim, a missão do cristão contemporâneo é essencialmente contemplativa e conduzirá ao diálogo em vez do simples "roubo de ovelhas". As pessoas contemplativas nascem da experiência que se alimenta da fé pura. É por isso que precisamos de compreender o que a fé significa. Isso poderá exigir de muitos cristãos que passem por uma reprogramação da sua educação cristã anterior. Deverão, primeiro, deixar-se converter.

[Laurence Freeman OSB]

Sem comentários: