19.11.11

queques

há uns dias fizemos um jantar das segundas cá em casa e eu inventei uns queques para comermos com gelado de iogurte.
como sobraram alguns, acabámos por comê-los com a compota de figo que o meu sogro fez especialmente para mim. delicioso!

a ghibli pediu-me a receita e agora tropecei nela e preparava-me para a apagar mas entretanto resolvi escrevê-la aqui para poder repetir um dia destes:

queques

ingredientes secos:

- 1 chávena de farinha T55
- 1 chávena de gérmen de trigo
- 1 chávena mal cheia de açúcar amarelo
- 2 colheres de chá de fermento royal
- 1 pitada de sal

ingredientes molhados:

- 1 ovo
- 1/2 chávena de leite meio gordo
- 1 iogurte natural meio-gordo
- 2 colheres de sopa de óleo de sésamo

Misturam-se os ingredientes secos numa taça e faz-se um buraco no meio.
Noutra taça, bate-se o ovo com uma vara de arames e misturam-se os restantes ingredientes molhados.
Deita-se sobre o buraco dos ingredientes secos e mistura-se com uma colher de pau sem mexer demais.
Se a massa estiver muito líquida junta-se mais farinha, se estiver muito seca põe-se mais leite.
Não deixar a massa demasiado seca, deve ter a consistência das papas cerelac.
Coloca-se nas forminhas e vão ao forno a 180 graus durante cerca de 25 minutos até ficarem douradinhos.

*

Sem comentários: