17.4.14

Traição

«Enquanto ceavam, Jesus exclamou: "Digo-vos solenemente que um de vós me vai trair".

Se não corrermos o risco de traição, nunca poderemos aprender a amar. No entanto, o risco, funciona nos dois sentidos: podemos ser traídos por aqueles em quem depositamos uma confiança absoluta. Estes são as pessoas com quem – e através de quem – nos tornamos mais vulneráveis. São, também, quem nos pode proporcionar a maior felicidade. Mas existe, igualmente, o risco de podermos trair quem amamos. Não gostamos de nos ver como traidores e, muitas vezes, é inadvertidamente e sem querer que, realmente, traímos aqueles que se tornaram vulneráveis a nós e através de nós. Depois, procuramos desculpas para a nossa traição, negamos o que fizemos ou tentamos subestimar a gravidade do seu impacto. "Foi uma coisa ocasional, não o leves demasiado a sério". Ser decepcionado ou decepcionar alguém é sempre perdoável, mas raramente o é de modo instantâneo.

Uma vez que tenhamos traído – ou tenhamos sido traídos –  o mal está feito. O segredo, como Jesus nos mostra, é sermos totalmente sinceros sobre o assunto e confrontarmos a negação que acompanha este fracasso
, tão vergonhoso e humilhante entre todos os assuntos pessoais. Com efeito, só somos traídos se nós próprios permitirmos que nos traiam. Para evitarmos encolhermo-nos e rejeitarmos, como reacção ao desapontamento ou à rejeição, devemos manter o canal que sara aberto no próprio momento em que a ferida é infligida.

É estranho que este aspecto tão humano e doloroso dos relacionamentos entre as pessoas possa abrir a porta à natureza da divindade e à nossa própria divinização.»

 {Laurence Freeman OSB, 4ª feira da Semana Santa 2014}

*

O grande desafio é aprender a perdoar logo no momento da traição. Isso é trabalho de Deus, sem dúvida nenhuma.
Depois de desinflamar (o que pode levar desde uns minutos até vários anos) é mais fácil desculpar e repor a relação, mas na hora H... quem consegue? Quem se perdoa a si próprio na hora em que faz uma grande asneira? Ou, quem consegue ver logo que realmente está a fazer uma grande asneira?

*

Sem comentários: