18.2.13

d49

"Ada parecia indefesa, e Carla partilhava dos seus sentimentos: ela própria não sabia o que dizer. Não lhes havia sido dada informação suficiente. Carla já reparara que, muitas vezes, os médicos eram assim: pareciam querer guardar todo o conhecimento para si mesmos, preferindo iludir os doentes com lugares-comuns e tornando-se defensivos quando interrogados.
(...)
- Porque é que os médicos nunca explicam o que estão a fazer? - desabafou ele num tom irritado.
Carla soltou uma risada seca. - Os médicos acham que, se as pessoas normais souberem de medicina, não os vão idolatrar.
- É o mesmo princípio que os mágicos. Se não soubermos como se faz um truque, torna-se muito mais impressionante - declarou Werner, comentando: - Os médicos são tão egocêntricos como todos os outros.
- Acho que são ainda mais - opinou ela. - Eu sei, sou enfermeira."
{Ken Follet - O Inverno do Mundo}

Terminei O Inverno do Mundo e as passagens que transcrevi demonstram exactamente o que eu sinto em relação a muitos médicos com que me tenho cruzado {à maior parte deles}. Compete a cada um de nós não pactuar com esta atitude dos médicos e pedirmos para ser tratados com dignidade e ser informados devidamente.

Apesar de ter gostado mais d'A Queda dos Gigantes, achei a personagem de Carla Von Ulrich muito inspiradora por ser uma mulher lutadora, precoce, generosa, fiel, desapegada e com um grande sentido de serviço, de amor e de justiça.

Sem comentários: