22.2.13

d53

"Quem se propuser a mudar uma pessoa não pode ficar muito íntimo dela. A verdadeira amizade é uma identidade de almas, o que raramente encontramos neste mundo, pois só entre pessoas de natureza semelhante é possível haver amizade autêntica e duradoura. Não se muda ou transforma um amigo, porque os amigos reagem entre si. Acho que devemos evitar amizades exclusivas, porque o homem adere ao vício com muito mais facilidade que à virtude. Aquele que deseja ser amigo de Deus deve permanecer só, ou então ser amigo de toda a gente. Posso estar enganado, mas os meus esforços para cultivar amizades íntimas sempre fracassaram."
{Mohandas K. Gandhi | A minha vida e as minhas experiências com a verdade}

É engraçado que o Gandhi tenha vivido muita frustracao na amizade, um homem que deu tanto a todos sentiu desde pequeno dificuldade nas relações de amizade.

Não sei se concordo totalmente com as palavras dele mas sem dúvida que as amizades exclusivas sufocam, eu nunca me senti bem nelas. Sempre "fugi" daquelas  amigas que queriam ser as únicas e que me cobravam se eu brincava com outras meninas.

Hoje em dia, algumas das minhas amizades também vivem crises e ando a viver situações novas. Mas ainda é cedo para tirar conclusões...

Published with Blogger-droid v2.0.10

Sem comentários: