11.3.13

d70

~ Ahimsa ~ Amor ~ Mulheres ~

O nosso rumo é muitas vezes marcado pelos acontecimentos dos primeiros anos de vida, nas relações com os pais, irmãos, avós, amigos, tios e professores. Mas vamos sempre a tempo de viver a conversão, de virar o coração para o que realmente interessa, mesmo que tenhamos 100 anos e mal nos possamos mexer, porque o coração é a única parte do corpo que nunca envelhece.

Acredito na Ahimsa, a não-violência, o amor puro. Foi o que Jesus nos veio ensinar, é o que homens santos como Mandela e Gandhi praticaram com toda as duas forças.

Também acredito que as mulheres têm um papel fundamental na construção de um mundo mais humanizado.

Por isso assinalei as frases seguintes no livro que me acompanha nestes serões de final de Inverno.

{ "Mas vais riscar o livro todo?!" - pergunta-me .ele. cada vez que me vê a ler, de lapiseira punho, a sublinhar parágrafos inteiros...}

*

"Aquelas pérolas de amor, saídas dos olhos do meu pai, purificaram-me o coração e expiaram o meu pecado. Somente aqueles que experimentaram amor semelhante nas suas vidas sabem o significado do que escrevo. Diz o verso: «Aquele que já foi atingido pela flecha do amor conhece o seu poder.». Isto foi, para mim, uma verdadeira lição de Ahimsa. Na época, senti-a apenas como o amor de um pai por um filho, mas hoje percebo  que foi Ahimsa na sua forma mais pura, pois quando a Ahimsa contagia, transforma tudo o que toca, e o seu poder torna-se ilimitado.
Esta forma de perdão sublime não era comum no meu pai. Achei que ele ficaria zangado, que seria duro comigo e que fosse culpar-se pelo ocorrido, mas a sua reacção foi surpreendentemente tranquila. Talvez pelo facto de ter eu reconhecido o meu erro tão abertamente. Acredito que a forma mais pura de arrependimento acontece quando reconhecemos um erro, juntamente com a promessa de nunca mais repeti-lo - quando temos oportunidade de oferecer algo a alguém sem que essa pessoa esteja à espera ou a pedir. Sei que a minha confissão fez com que o meu pai  se sentisse totalmente seguro em relação a mim e me amasse mais.

Ahimsa: termo sânscrito (a = não + himsa = dano ou injúria) que significa «não-violência» em qualquer das esferas da acção humana, ou seja, física, verbal ou mental.

(...)

Somente uma esposa hindu aguentaria tamanho disparate, e é por isso que considero as mulheres a encarnação viva da tolerância."

{Mohandas K. Gandhi | A minha vida e as minhas experiências com a verdade}

Labels: desafiar, ler, amar, reflectir

Sem comentários: