12.3.13

d71

"É quando sentimos que já merecemos algo, que a ilusão se torna mais tentadora. Qualquer adicto conhece o sentimento de que a próxima dose é algo que ele já merece - depois de um dia de trabalho duro ou de um período de louvável auto-controlo. A fraqueza do corpo cria uma defesa espúria e o auto-engano. Não há nada mais enganador do que a mente a correr nos seus velhos caminhos neuronais, confortável por re-fazer a mesma coisa e fortemente resistente à mudança."
 
{Laurence Freeman OSB}

Caio muitas vezes na armadilha da ilusão de que mereço algo porque já passei por muito. As justificações que arranjo são sempre variações da mesma vitimização mais ou menos consciente: porque estou cansada, porque dormi pouco, porque já fiz tudo o que podia fazer, porque trabalhei imenso, porque é fim-de-semana, porque já é sexta-feira, porque há tanto tempo que espero, porque já tenho idade, etc. 
A comida é muitas vezes a compensação escolhida, embora de vez em quando recorra a outras, e o resultado final é sempre uma diminuição do bem-estar, da alegria, da auto-estima, da calma e da esperança.

Depois, há coisas que são puro prazer, como tratar do BonZé e ir para casa montar a nossa "nova" estante. Estas coisas são inquestionavelmente enriquecedoras!

Sem comentários: